10/09/2009

Filmes Franceses

Hoje vai uma listinha de filmes que assisti recentemente (nem tão recentemente assim). Todos franceses. Às vezes a gente fica tão acostumada com o estilo hollywoodiano que não ousamos apreciar outras formas de fazer cinema. O mais legal é que o meu filme preferido, o melhor de todos, é francês!
Vamos aos filmes!

Angel-A
Sinopse: André está numa fria. Endividado até a alma, e sem um tostão furado, o pequeno malandro é gentilmente intimado a saldar sua dívida com criminosos de Paris. Desesperado ele vai até uma ponte, onde pensa em se jogar e acabar o mais rápido possível com o problema. Porém, no mesmo lugar, uma belíssima e alta loira está com o mesmo objetivo. Deprimida, Angel pula na água. Salva por André, os dois passam a noite tentando resolver seus problemas... e um mistério.
Avaliação:
Esse filme é do mesmo diretor de O Quinto Elemento (Luc Bensson) e só esse detalhe já me animou em alugar o filme. Há cenas bem engraçadas no filme e a história é bem diferente, e tem uma mensagem muito bacana..mas confesso que em alguns momentos fiquei cansada, por isso, na minha avaliação, merece 2 estrelinhas. Ouvi dizer que Luc Bensson copiou o clássico Asas do Desejo (que eu nunca assisti) e isso comprometeu a critica do filme, mas não sei. O filme é todo preto-e-branco o que confere um charme a mais a fotografia, que é linda!

Império dos Lobos
Sinopse: Uma mulher que sofre de alucinações a ponto de não reconhecer mais o próprio marido e duvidar da honestidade dele de alguma forma se liga com a investigação de um crime brutal. Um policial que é destinado para investigar esse crime deve se infiltrar na comunidade turca da França para descobrir quem matou três mulheres cujos corpos foram mutilados com extrema crueldade. Mas para isso precisará da ajuda de um ex-colega que tem a fama de ser implacável. Dessa forma, essas diferentes figuras se ligam para construir um intrigante quebra-cabeça e desvendar uma conspiração criminosa que está sob o comando de um perigoso grupo de assassinos conhecidos como Lobos Cinzentos.
Avaliação: Ótimo filme, daqueles que você se prende no sofá e fica torcendo pra tudo dar certo...Ótimas cenas de ação e suspense. Estilo filme policial maravilhoso. Dificil um filme com Jean Reno ser ruim, né?! Adorei e recomendo.


O Fabuloso Destino de Amélie Poulin
Sinopse: Após deixar a vida de subúrbio que levava com a família, a inocente Amélie (Audrey Tautou) muda-se para o bairro parisiense de Montmartre, onde começa a trabalhar como garçonete. Certo dia encontra uma caixa escondida no banheiro de sua casa e, pensando que pertencesse ao antigo morador, decide procurá-lo ­ e é assim que encontra Dominique (Maurice Bénichou). Ao ver que ele chora de alegria ao reaver o seu objeto, a moça fica impressionada e adquire uma nova visão do mundo. Então, a partir de pequenos gestos, ela passa a ajudar as pessoas que a rodeiam, vendo nisto um novo sentido para sua existência. Contudo, ainda sente falta de um grande amor.
Avaliação: Sou suspeita pra falar desse filme. Amélie Poulin é o filme que mais amo! Não há outro melhor! Já assisti trocentas vezes e sempre sempre sempre me encanto! Lindo, fotografia maravilhosa e historia muito boa! Se você ainda não viu, não sabe o que está perdendo.

As Aventuras de Mouliere
Sinopse O jovem diretor e ator de peças teatrais, Moliére, zombava da nobreza em suas peças popularescas em praças e tavernas animando a baixa classe francesa. Cada dia, ele e sua trupe se tornarvam mais populares entre os pobres até que, por não pagar as taxas obrigatórias ao governo, o rapaz acaba sendo preso. Tudo parecia perdido até que seus débitos foram pagos por Monsieur Jourdain, um rico empresário que, em troca do favor, deseja a ajuda do escritor para interpretar uma cena para cortejar uma bela moça, Célimène. Como o empresário é casado e pai de duas filhas, o segredo deve ser mantido e ator é levado a casa como um religioso, amigo de Jourdain. Enquanto passa por uma de suas maiores provações em termos de interpretação, Moliére terá de escapar de vários desvios que podem atrapalhar sua carreira.
Avaliação: Uma mistura de romance com comédia. Tem ótimas cenas e um final que de certa forma me surpreendeu. Só achei com cara de filme de sessão da tarde especial sabe?! Mas se você gosta desse estilo aventura-romance-comédia, eu recomendo.

Piaf - Um Hino ao Amor
Sinopse: A vida de Edith Piaf (Marion Cottilard) foi sempre uma batalha. Abandonada pela mãe, foi criada pela avó, dona de um bordel na Normandia. Dos 3 aos 7 anos de idade fica cega, recuperando-se milagrosamente. Mais tarde vive com o pai alcoólatra, a quem abandona aos 15 anos para cantar nas ruas de Paris. Em 1935 é descoberta por um dono de boate e neste mesmo ano grava seu primeiro disco. A vida sofrida é coroada com o sucesso internacional. Fama, dinheiro, amizades, mas também a constante vigilância da opinião pública.
Avaliação: Filme maravilhoso!! Lindo, comovente, delicioso! A interpretação de Marion Cottilard é de tirar o fôlego! Ela mereceu o Oscar. Esse filme se vale do recurso de idas-e-vindas no tempo. Começa em 1955 e volta, sempre fazendo referências a acontecimentos anteriores a fim de que se entenda o presente do personagem. Filme maravilhoso. Eu, que já gostava de Piaff, agora sou fã de carteirinha.

9 comentários:

  1. Florzinhaa, li seu post sobre o assalto, nossa, eu morro de medo de acontecer comigo! Minha casa já foi roubada algumas vezes e eu já morro de ódio de quem fz isso, imagine olhar na cara do sujeito! Cruzes! ¬¬ Olha msm sendo a coisa menos importante, eu espero q vc recupere oq perdeu!

    Beijão;*

    ResponderExcluir
  2. Eu também gosto de variar a nacionalidade dos filmes, mesmo achando que os holiwoodianos são os melhores.
    Desses, o único que assisti foi da Amelie, recomendado pela minha professora de frânces, e detestei! ¬¬'
    beijos com carinho =*

    ResponderExcluir
  3. Oiiieee
    Tudo bem com vc???
    Adoreii as dicas... esse um hino ao amor parece ser bem bonito ;)

    tenha uma otimo restinho de semana

    beeejo

    ResponderExcluir
  4. Eu precisava tirar um tempo para ver filminhos! hehehe.
    Dos filmes que citou só conheço um e olhe lá! =P Que vergonha, né!? hehehe
    Kiss♥

    ResponderExcluir
  5. Ahhh, eu amo filmes franceses também!! Não sou muito fã do estilo Hollywoodiano. Focam muito em efeitos especiais, e os filmes mesmo são fracos em contexto... =/

    Amélie Poulin é liiiiiindo!! Me identifico um tanto com a personagem, logo, também sou suspeita pr'a falar!!

    Primeira visita a teu blog! xD
    Beijinhoss

    (rubyredlife.wordpress.com)

    ResponderExcluir
  6. Oi flor
    já arrumei, o erro que tava dando na caixinha, muito obrigada por avisar...

    mudando de assunto eu adoro assistir filmes, ainda mais em dias frios como hoje, srrsrs!
    acredite que eu tenho o filme "Piaf - Um Hino ao Amor" aqui em casa á +ou- uns 3 meses e nunca assisti, vou ver se assisto hoje. rsrsrs

    beijos querida

    ResponderExcluir
  7. Ahh, Amelie *-* Amo!!
    Os outros eu ainda não vi... Piaf já tá na minha listinha. E agora vou colocar esse Império dos lobos tbm. Gostei da sinopse :)
    Recentemente assisti Paris, eu te amo. Já viu? É maravilhoso! Recomendo mto ^^
    Beijo :*

    ResponderExcluir
  8. Ai,eu não sou chegada a coisa francesa,não sei pq,só gosto do pão mesmo! sjansjiansa

    ResponderExcluir
  9. Carol que bom que gostou...

    vou pesquizar por ai, e depois coloco mais uma seleção de templates para blogspot...

    beijos querida

    ResponderExcluir